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- Introdução
Os princípios e valores definidos para atuação da CBS no mercado, de forma sustentável, determinam sua conduta e comportamento para conquista de credibili- dade e fortalecimento de seus valores. Para um melhor entendimento serão descritos os conceitos sobre ética e moral:
"Ética e o conjunto de valores e princípios que usamos para responder três grandes questões da vida: quero?; devo?; posso?; Nem tudo que eu quero eu posso: nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer e ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve."
Mário Sergio Cortella
Ética
E o campo do conhecimento que trata da definicao e avaliacao do comporta- mento das pessoas e organizac6es. A etica e a razao, e reflete sobre valores e criterios de condutas consideradas boas e corretas. E nao querer para o outro o que voce nao quer para voce. A palavra Etica, do grego ethos, tem a mesma base etimol6gica da palavra moral, do latim mores. 0s dois vocabularios significam habitos e costumes, no sentido de normas de comportamento que se tornaram habituais.
Moral
Aquilo que e aceito pelo grupo : conduta, padrao de comportamen- to, norma praticada (escrita ou nao), costume. 0 comportamento ideal e definido por meio de um c6digo de conduta, ou c6digo de etica, implfcito ou explfcito. Este C6digo de Conduta e um documento de referencia que pretende integrar e reforcar os valores essenciais a pratica do cotidiano, sendo a fonte de reflexao etica na atuacao profissional.
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- Extenção
O nosso Código de Conduta se aplica nos relacionamentos internos e externos, e suas orientações devem ser observadas por todos os colaboradores, estagiários, menores aprendizes, representantes comerciais e terceiros que atuarem em nome da CBS Médico Científica.
- Princípios
- Organizacionais
O nosso Código de Conduta se aplica nos relacionamentos internos e externos, e suas orientações devem ser observadas por todos os colaboradores, estagiários, menores aprendizes, representantes comerciais e terceiros que atuarem em nome da CBS Médico Científica.
MISSÃO
- Buscar a satisfação do cliente superando suas expectativas, oferecendo produtos e Serviços de, contando com uma Equipe competente, qualidade que contribuam para a saúde dos pacientes cordial e engajada.
VISÃO
- Ser reconhecida como referência em excelência em prestação de serviços do mercado Médico hospitalar.
VALORES
- ATITUDE - Tomada de decisão com Responsabilidade.
- RESPEITO - Aceitar a diversidade a favor do objetivo comum.
- SIMPLICIDADE - Entender a necessidade, trazendo a solução com agilidade.
- ENGAJAMENTO - Comprometimento com o orgulho de pertencer.
- EXCELÊNCIA - Querer superar sempre. Melhorando processos e desenvolvendo gente
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- Regras de
- Conduta
Um bom ambiente de trabalho é estruturado com respeito, cordialidade, educação e profissionalismo. Precisamos cumprir as seguintes orientações:
- Encorajar o respeito, a colaboração e o trabalho em equipe;
- Nunca consumir bebida alcóolica e drogas ilícitas no desempenho da sua função e dependência da empresa;
- Considerar a diversidade, sem discriminação de raça, sexo, religião, idade, classe social, limitação física ou demais peculiaridades;
- Repudiar qualquer tipo de assédio moral ou físico e, comentários depreciativos; Agir com total integridade e transparência;
- Apoiar o crescimento sustentável do negócio;
- Obedecer a legislação e todas as normas internas no desempenho da função;
- Nunca utilizar a função, posição hierárquica ou influência para causar constrangimento ou favorecimento;
- Usar EPI – Equipamentos de Proteção Individual, quando a atividade exigir, para proteger a saúde e integridade física do colaborador. Deixar de usá-lo pode ser passível de penalidades;
- Cuidar da aparência pessoal, usar vestuário com decoro ou uniforme, quando determinado para função;
- Cuidar dos recursos disponibilizados pela empresa de maneira responsável – equipamentos, móveis, materiais e infraestrutura.
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- Conflitos de
- Interesse
Configura-se conflito de interesse quando por conta de um objetivo próprio, um colaborador age contra os princípios da empresa, tomando a decisão inapropriada ou deixando de cumprir suas responsabili- dades profissionais. O julgamento e/ou atitude são distorcidos em favor de outros interesses alheios aos da empresa.
- Presentes, Brindes,
- Vantagens & Favores
O relacionamento com clientes, agentes públicos, fornecedores, prestadores de serviços e/ou qualquer instituição ou pessoa que a CBS mantém relações comerciais está firmado em honestidade.
Considera-se inadmissível que os colaboradores nas relações de trabalho, solicitem, recebam ou ofertem “cortesias comerciais extravagantes”, generosas ou frequentes – pagamento de entretenimento, hospitalidade, viagem ou presente de valor significativo. O pagamento impróprio é considerado uma violação das “Leis Anticorrupção Aplicáveis”.
Todos os presentes recebidos, com valor significativo, devem ser devolvidos imediatamente. Se não for possível a devolução imediata, faça a devolução formal.
As cortesias permitidas para fins comerciais são consideradas modestas e razoáveis, e estão em conformidade com as orientações internas, leis e regulamentos e, nunca caracterizam– vantagem injusta nas relações comerciais e nos negócios com aparência suspeita ou inapropriada, que demonstre conflitos de interesse.
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- Confidencialidade
Todas as informações, imagens e documentos da empresa, que não sejam de domínio público, devem ser mantidos em segurança e com confidencialidade. Os dados e conhecimentos internos, pertencentes à empresa, jamais podem ser usados para fins pessoais.
A senha de acesso aos computadores e sistemas é individual e intransferível. Resguarde-se desse direito e dever.
- Público Externo &
- Relações Comerciais
Agente Público
- Destinado a proporcionar, direta ou indiretamente, uma vantagem indevida;
- Destinado a influenciar de forma corrupta qualquer ação (ou omissão) ou decisão;
- Na qualidade oficial do destinatário, ou em violação do dever do destinatário;
- Destinado a induzir de forma corrupta o destinatário a usar de influência para afetar qualquer ato ou decisão da entidade envolvida;
- Destinado a proteger de forma corrupta uma vantagem imprópria ou a ajudar na obtenção ou retenção de negócios;
- Destinado a retribuir após o destinatário ter tomado uma decisão ou agir de uma forma que tenha obtido benefício inapropriado;
- Destinado a influenciar indevidamente o julgamento ou a conduta do destinatário, seja para tomar uma ação, omitir-se, ou utilizar da sua influência nas suas responsabilidades de trabalho.
Clientes
Concorrentes
A CBS acredita na livre concorrência de mercado e baseia-se na competitividade saudável, pautada em ética e transparência e, repudia qualquer prática que traga danos à livre concorrência.
Deve-se respeitar a reputação dos concorrentes, sua imagem e representatividade no mercado.
A CBS conta com o cumprimento das exigências legais, ambientais, trabalhistas e tributárias pelos seus fornecedores e prestadores de serviços e, para isso reserva-se no direito de solicitar documentos comprobatórios que atestem sua conformidade.
Fornecedores & Prestadores
de Serviços
Os relacionamentos ou interesses pessoais jamais serão fatores para uma contratação de serviços ou aquisição de produtos. A contratação precisa manter-se em critérios técnicos claros, profissionais e éticos. Preferencialmente, com instituições ou pessoas jurídicas que compartilhem os valores e a filosofia da
CBS.
A CBS conta com o cumprimento das exigências legais, ambientais, trabalhistas e tributárias pelos seus fornecedores e prestadores de serviços e, para isso reserva-se no direito de solicitar documentos comprobatórios que atestem sua conformidade.