• 1
  • Introdução

Os princípios e valores definidos para atuação da CBS no mercado, de forma sustentável, determinam sua conduta e comportamento para conquista de credibili- dade e fortalecimento de seus valores. Para um melhor entendimento serão descritos os conceitos sobre ética e moral:

"Ética e o conjunto de valores e princípios que usamos para responder três grandes questões da vida: quero?; devo?; posso?; Nem tudo que eu quero eu posso: nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer e ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve."

Mário Sergio Cortella

Ética

E o campo do conhecimento que trata da definicao e avaliacao do comporta- mento das pessoas e organizac6es. A etica e a razao, e reflete sobre valores e criterios de condutas consideradas boas e corretas. E nao querer para o outro o que voce nao quer para voce. A palavra Etica, do grego ethos, tem a mesma base etimol6gica da palavra moral, do latim mores. 0s dois vocabularios significam habitos e costumes, no sentido de normas de comportamento que se tornaram habituais.

Moral

Aquilo que e aceito pelo grupo : conduta, padrao de comportamen- to, norma praticada (escrita ou nao), costume. 0 comportamento ideal e definido por meio de um c6digo de conduta, ou c6digo de etica, implfcito ou explfcito. Este C6digo de Conduta e um documento de referencia que pretende integrar e reforcar os valores essenciais a pratica do cotidiano, sendo a fonte de reflexao etica na atuacao profissional.

  • 2
  • Extenção

O nosso Código de Conduta se aplica nos relacionamentos internos e externos, e suas orientações devem ser observadas por todos os colaboradores, estagiários, menores aprendizes, representantes comerciais e terceiros que atuarem em nome da CBS Médico Científica.

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  • Princípios
  • Organizacionais

O nosso Código de Conduta se aplica nos relacionamentos internos e externos, e suas orientações devem ser observadas por todos os colaboradores, estagiários, menores aprendizes, representantes comerciais e terceiros que atuarem em nome da CBS Médico Científica.

MISSÃO

  • Buscar a satisfação do cliente superando suas expectativas, oferecendo produtos e Serviços de, contando com uma Equipe competente, qualidade que contribuam para a saúde dos pacientes cordial e engajada.

VISÃO

  • Ser reconhecida como referência em excelência em prestação de serviços do mercado Médico hospitalar.

VALORES

  • ATITUDE - Tomada de decisão com Responsabilidade.
  • RESPEITO - Aceitar a diversidade a favor do objetivo comum.
  • SIMPLICIDADE - Entender a necessidade, trazendo a solução com agilidade.
  • ENGAJAMENTO - Comprometimento com o orgulho de pertencer.
  • EXCELÊNCIA - Querer superar sempre. Melhorando processos e desenvolvendo gente
  • 4
  • Regras de
  • Conduta

Um bom ambiente de trabalho é estruturado com respeito, cordialidade, educação e profissionalismo. Precisamos cumprir as seguintes orientações:

  • Encorajar o respeito, a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Nunca consumir bebida alcóolica e drogas ilícitas no desempenho da sua função e dependência da empresa;
  • Considerar a diversidade, sem discriminação de raça, sexo, religião, idade, classe social, limitação física ou demais peculiaridades;
  • Repudiar qualquer tipo de assédio moral ou físico e, comentários depreciativos; Agir com total integridade e transparência;
  • Apoiar o crescimento sustentável do negócio;
  • Obedecer a legislação e todas as normas internas no desempenho da função;
  • Nunca utilizar a função, posição hierárquica ou influência para causar constrangimento ou favorecimento;
  • Usar EPI – Equipamentos de Proteção Individual, quando a atividade exigir, para proteger a saúde e integridade física do colaborador. Deixar de usá-lo pode ser passível de penalidades;
  • Cuidar da aparência pessoal, usar vestuário com decoro ou uniforme, quando determinado para função;
  • Cuidar dos recursos disponibilizados pela empresa de maneira responsável – equipamentos, móveis, materiais e infraestrutura.
  • 4.1
  • Conflitos de
  • Interesse

Configura-se conflito de interesse quando por conta de um objetivo próprio, um colaborador age contra os princípios da empresa, tomando a decisão inapropriada ou deixando de cumprir suas responsabili- dades profissionais. O julgamento e/ou atitude são distorcidos em favor de outros interesses alheios aos da empresa.

4.2
  • Presentes, Brindes,
  • Vantagens & Favores

O relacionamento com clientes, agentes públicos, fornecedores, prestadores de serviços e/ou qualquer instituição ou pessoa que a CBS mantém relações comerciais está firmado em honestidade.

Considera-se inadmissível que os colaboradores nas relações de trabalho, solicitem, recebam ou ofertem “cortesias comerciais extravagantes”, generosas ou frequentes – pagamento de entretenimento, hospitalidade, viagem ou presente de valor significativo. O pagamento impróprio é considerado uma violação das “Leis Anticorrupção Aplicáveis”.

Todos os presentes recebidos, com valor significativo, devem ser devolvidos imediatamente. Se não for possível a devolução imediata, faça a devolução formal.

As cortesias permitidas para fins comerciais são consideradas modestas e razoáveis, e estão em conformidade com as orientações internas, leis e regulamentos e, nunca caracterizam– vantagem injusta nas relações comerciais e nos negócios com aparência suspeita ou inapropriada, que demonstre conflitos de interesse.

  • 4.3
  • Confidencialidade

Todas as informações, imagens e documentos da empresa, que não sejam de domínio público, devem ser mantidos em segurança e com confidencialidade. Os dados e conhecimentos internos, pertencentes à empresa, jamais podem ser usados para fins pessoais.

A senha de acesso aos computadores e sistemas é individual e intransferível. Resguarde-se desse direito e dever.

4.4
  • Público Externo &
  • Relações Comerciais

Agente Público

As práticas consideradas ilegais descritas de acordo com a Lei no 12846/13 Lei Anticorrupção – sobre Práticas de Atos contra a Administração Pública. Oferecer, prometer, pagar ou autorizar uma oferta ou pagamento de dinheiro ou qualquer coisa de valor para um Agente Público ou qualquer outra pessoa de entidade, direta ou indiretamente (incluindo por meio de um terceiro), que seja:
  • Destinado a proporcionar, direta ou indiretamente, uma vantagem indevida;
  • Destinado a influenciar de forma corrupta qualquer ação (ou omissão) ou decisão;
  • Na qualidade oficial do destinatário, ou em violação do dever do destinatário;
  • Destinado a induzir de forma corrupta o destinatário a usar de influência para afetar qualquer ato ou decisão da entidade envolvida;
  • Destinado a proteger de forma corrupta uma vantagem imprópria ou a ajudar na obtenção ou retenção de negócios;
  • Destinado a retribuir após o destinatário ter tomado uma decisão ou agir de uma forma que tenha obtido benefício inapropriado;
  • Destinado a influenciar indevidamente o julgamento ou a conduta do destinatário, seja para tomar uma ação, omitir-se, ou utilizar da sua influência nas suas responsabilidades de trabalho.

Clientes

As relações comerciais são firmadas na precisão das informações, honestidade, respeito e clareza.

Concorrentes

A CBS acredita na livre concorrência de mercado e baseia-se na competitividade saudável, pautada em ética e transparência e, repudia qualquer prática que traga danos à livre concorrência.


Deve-se respeitar a reputação dos concorrentes, sua imagem e representatividade no mercado.


A CBS conta com o cumprimento das exigências legais, ambientais, trabalhistas e tributárias pelos seus fornecedores e prestadores de serviços e, para isso reserva-se no direito de solicitar documentos comprobatórios que atestem sua conformidade.

Fornecedores & Prestadores
de Serviços

Os relacionamentos ou interesses pessoais jamais serão fatores para uma contratação de serviços ou aquisição de produtos. A contratação precisa manter-se em critérios técnicos claros, profissionais e éticos. Preferencialmente, com instituições ou pessoas jurídicas que compartilhem os valores e a filosofia da
CBS.


A CBS conta com o cumprimento das exigências legais, ambientais, trabalhistas e tributárias pelos seus fornecedores e prestadores de serviços e, para isso reserva-se no direito de solicitar documentos comprobatórios que atestem sua conformidade.

Imagem Institucional

A reputação da empresa no mercado, construída durante sua história, deve ser preservada. Dessa maneira, as divulgações ou comentários vinculados à imagem da empresa precisam ser evitados.